quinta-feira, 13 de agosto de 2009

SOL DA MEIA NOITE

Ocorre nas áreas polares da Terra nas latitudes acima de 66º 33' 39''. Quando o sol pode ficar muitas horas sem se por e a medida que vamos avançado para latitudes superiores, os dias poderão durar até meses.
O eixo de rotação da Terra tem uma inclinação média de 23º 45', que é justamente o que confere estações do ano diferenciados para os hemisférios. Devido a essa inclinação um dos polos pode ficar totalmente exposto ao sol enquanto o outro fica longe do alcance do sol, a medida que a Terra vai descreveo a sua órbita a situação vai mudando e o contrário acontece.
Nos polos (em latitudes bastante elevadas) não existe nascente ou poente, mesmo a noite o sol pode estar acima da linha do horizonte aí acotece o "Grande Dia Polar" que dura em torno de 6 meses. Por outro lado quando o sol fica abaixo a linha do horizone ocorre a "Grande Noite Polar" que dura mais 6 meses.

ENTENDENDO O SOL DA MEIA NOTE

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

AURORA BOREAL - AURORA AUSTRAL

Fenômeno natural óptico luminoso que produz luzes coloridas e brilhantes. Acontece nas regiões polares da Terra. No hemisfério norte é chamado de Aurora boreal, no hemisfério sul é chamado de Aurora austral.
Podem ser visualizados no final da tarde ou durante a noite, a olho nu nas áreas onde ocorrem.
O sol está em constantes tempestades, essas tempestades produzem ventos, esses ventos transportam partículas eleticamente carregadas que ao entrarem em contato com o campo magnético da Terra, chocam-se com grande velocidade com os átomos e moléculas da atmosfera. O choque provoca excitação dos átomos e das moléculas que acabam produzindo e emitindo fotões luminosos. O resultado é um verdadeiro show da natureza, confira.
AURORA